quarta-feira, 30 de abril de 2008


AMULETOS MÁGICOS DA IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS.

A IGREJA UNIVERSAL É UM MOVIMENTO BASTANTE CONTRADITÓRIO. A COMEÇAR PELO LIDER DA SEITA, O “BISPO” EDIR MACEDO, QUE HÁ MUITO TEMPO ESTÁ DESVIRTUANDO A MENSAGEM CRISTÃ REFORMADA PARA COM A FACILIDADE DE ATRAIR PESSOAS MENOS INCAUTAS, E COM ISSO GERAR RECURSOS PARA SER UM EMPRESÁRIO BEM SUCEDIDO, A CUSTA DOS FIÉIS, CLARO.
NÃO MUITO TEMPO, A UNIVERSAL ENTROU NA JUSTIÇA CONTRA UM JORNAL DE GRANDE CIRCULAÇÃO, UMA ATITUDE CLARAMENTE ORQUESTRADA POR SUA LIDERANÇA, QUE SE SENTIU OFENDIDA AO SER CHAMADA DE SEITA.
A IGREJA UNIVERSAL PROCURA SE APRESENTAR A SOCIEDADE BRASILEIRA COMO UMA IGREJA EVANGÉLICA, E ISSO CONTRIBUI PARA A MÁ INFORMAÇÃO DO POVO BRASILEIRO ACERCA DAS DEMAIS DENOMINAÇÕES CRISTÃS EXISTENTES, QUE TEM O PAPEL IMPORTANTE DE PROMOVER A CRISTIANIZAÇÃO DO POVO BRASILEIRO. INFELISMENTE, SUA DUBIEDADE DOUTRINÁRIA SÓ FAZ CONFUNDIR A MENTE DAS PESSOAS E NIVELAR POR BAIXO IGREJAS SÉRIAS E COERENTES.
UM DOS DESVIOS DOUTRINÁRIOS QUE PODEM CARACTERIZAR A REFERIDA COMUNIDADE ECLESIAL COMO UMA SEITA É A INTRODUÇÃO DE VÁRIOS ELEMENTOS NÃO-BÍBLICOS A SUA DOUTRINA. APESAR DE SEGUIR ALGUNS COSTUMES CRISTÃOS, A UNIVERSAL ADOTOU UMA SÉRIE DE AMULETOS MÁGICOS PARA SEREM USADOS PELOS FIÉIS.
A ENCICLOPÉDIA BRITÂNICA DIZ QUE AMULETO É ”DESIGNAÇÃO GENÉRICA DE DIFERENTES OBJETOS AOS QUAIS SE ATRIBUI A VIRTUDE MÁGICA DE GUARDAR OU PROTEGER QUEM O PORTA. USADOS TRADICIONALMENTE PARA AFASTAR O AZAR E TRAZER SORTE”.
SERÁ QUE A UTILIZAÇÃO DE AMULETOS PELA IGREJA UNIVERSAL NÃO ESTÁ EM DESACORDO COM A PALAVRA DE DEUS? A FÉ CRISTÃ É UMA FÉ NO INVISÍVEL, MAS A UNIVERSAL NÃO AGE ASSIM. ESSES ATOS NÃO TÊM bases bíblicas e nunca FOI praticado pela Igreja primitiva.
UM DOS PRIMEIROS AMULETOS DA UNIVERSAL FOI A ROSA UNGIDA. DE ACORDO CO A IGREJA, A ROSA É CONSAGRADA E ESTÁ NELA DEPOSITADA O PODER DE DEUS. ONDE A ROSA FOR COLOCADA, TERÁ A PROPRIEDADE DE RETER O PODER MALIGNO DAS FORÇAS DAS TREVAS, PURIFICANDO O AMBIENTE.
ISSO SOA MAIS COM UMBANDA COM QUE UM CRISTIANISMO AUTÊNTICO. O PODER DE DEUS NÃO ESTÁ CONCENTRADO NUMA ROSA, NUM PUNHADO DE SAL, NUM BANHO DE ARRUDA, OU EM QUALQUER ELEMENTO MATERIAL. É BEM VERDADE QUE EM VÁRIAS DENOMINAÇÕES CRISTÃS SÉRIAS, HÁ USOS DE ELEMENTOS MATERIAIS COMO MOSTRA DA AÇÃO INVISÍVEL DO ESPÍRITO SANTO. NO BATISMO, A ALMA É PURIFICADA, MAS A MATÉRIA DO SACRAMENTO, A ÁGUA, TORNA VISÍVEL ESTA AÇÃO. INFELISMENTE, A IGREJA UNIVERSAL ESTÁ EXPLORANDO A CRENDICE E BOA FÉ DAS PESSOAS, GERALMENTE POBRES E COM POUCA FORMAÇÃO CULTURAL, QUE SÃO TOTALMENTE VULNERÁVEIS AO ATAQUE DA SEITA. A PRÓPRIA IGREJA UNIVERSAL AGE DE MANEIRA DÚBIA. CRITICA AS RELIGIÕES AFRICANAS, UMBANDA E CANDOMBLÉ, EM RELAÇÃO AOS OBJETOS E OFERENDAS AOS ORIXÁS. CRITICA, MAS FAZ IGUAL. PREGA UM EVANGELHO DISTORCIDO, EM UMA PILAR DE SUPESTIÇÃO DESVAIRADA. AO PASSAR DOS ANOS, A UNIVERSAL ESTABELECEU UM MODELO DE MAGIA CRISTÃ E EM MANIFESTAÇÕES SOBRENATURAIS, SE ASSEMELHANDO AOS ADVERSÁRIOS QUE COMBATE.
DEVEMOS LUTAR POR UMA SÃ DOUTRINA, UMA DOUTRINA QUE LIBERTE E TRAGA VIDA E GOZO ESPIRITUAL AO SER HUMANO. UMA FÉ QUE LEVE O SER HUMANO AO ENCONTRO DE DEUS. E PARA ISTO, NÃO HÁ NECESSIDADE DE AMULETOS, MAGIAS E CRENDICES.

+ DIÁCONO FILLIPE BAADE, OASB

MARIANO, Ricardo. Neopentecostais: sociologia do novo pentecostalismo no Brasil. São Paulo: Edições Loyola, 1999

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog