
Edir Macedo e sua tese (anti-) Bíblica a favor do aborto.
O senhor Edir Macedo, líder da “Igreja” Universal do Reino de Deus, é um homem que está no centro de vários escândalos. Disse Jesus, referindo-se ao que provoca os escândalos: “Seria mais conveniente que se lhe atasse uma roda de moinho ao pescoço, e lhe jogassem no fundo do mar” (Mateus 18,6). Apesar de cometer práticas condenáveis, sua figura é bastante carismática e popular entre seus seguidores, que o consideram um Herói da fé. As suas atitudes o levariam a prisão em 1992, mas a figura de um homem preso na delegacia, numa cela, sentado com a Palavra de Deus surtiu efeito contrário: ao invés de uma debandada de fiéis, a membrezia da Universal cresceu e Macedo ganhou popularidade como um “servo” de Deus sendo “perseguido injustamente”.
Macedo vem se distanciando a muito tempo de uma doutrina bíblica e ortodoxa, mas o que escandalizou o meio cristão foi a polêmica Biografia “O Bispo — A História Revelada de Edir Macedo” no quais outras coisas, declarou-se publicamente a favor de um crime hediondo : o aborto.
"Pense comigo: é melhor a mulher não ter filho ou ter e jogar o bebê na lata de lixo? O número de meninas solteiras de 12, 13 anos dando à luz não pára de crescer. Crianças que deveriam estar na escola, mas estão em casa cuidando dos filhos. Não é necessário teorizar muito. Qual será o futuro destas crianças? Qual a estrutura que um garoto de 14, 15 tem para ser pai? O que uma garota que mal entrou na adolescência tem para ser mãe? A maioria delas é pobre, cujos filhos crescem em um ambiente cercado de violência e miséria. Que esperança existe para essas crianças que, cedo ou tarde, sempre acabam aliciadas pelo crime? Vamos ser frios e racionais: É preferível a criança não vir ao mundo ou vê-la nos lixões catando comida para sobreviver? Eu creio na Bíblia. Nesses casos, eu acredito que o aborto é melhor do que nascer. A mulher precisa ter o direito de escolher". (Edir Macedo)
Fonte: TAVOLARO, Douglas. O Bispo: a história revelada de Edir Macedo. São Paulo: Larousse do Brasil, 2007. p. 224
O capítulo Mente Controversa, nas páginas 223 e 224, trata da questão do aborto. O Senhor Edir Macedo afirma que é a favor do direito de escolha da mulher. “Sou a favor do aborto, sim. A Bíblia também é”. Em seguida lê para organizadores da biografia o trecho de Eclesiastes, capítulo 6, versículo 3 : “Se alguém gerar cem filhos e viver muitos anos, até avançada idade, e se a sua Alma não se fartar do bem, e além disso não tiver sepultura, digo que um aborto é mais feliz do que ele.”
Irresponsavelmente, Macedo cita um versículo fora do contexto para tentar colocar uma base bíblica para a sua aberração doutrinária. Aliás, como fazem os líderes de diversas seitas, deslocam o sentido original da Palavra de Deus para iludir os menos incautos e favorecer uma prática anti-bíblica. Deve-se entender que o livro de Eclesiastes, escrito pelo Rei Salomão, é repleto de alegorias no qual o homem é afrontado para a adversidade e objetividade da vida. Viver somente para o trabalho, sem buscar alegria na presença de Deus, é para o autor uma vida vazia, nula, semelhante a um aborto. Não há aqui nenhum argumento a favor do aborto.
Macedo utilizou dois empregados seus para escrever sua biografia. Os Jornalistas Douglas Tavoralo e Christina Lemos são excelentes profissionais, mas que por força de quem os emprega, não promoveram a devida imparcialidade dos argumentos ao entrevistado, que é o patrão dos dois. A página 15 do livro cita: “Edir Macedo é o nosso patrão. Como ter isenção para contar a vida de quem paga o nosso salário?”. Lógico que não houve imparcialidade nas entrevistas, sendo um jogo de carta marcada. A biografia de Macedo é uma obra que não acrescenta muito da vida do referido bispo. Serviu mais para promovê-lo do que passar informações verídicas aos leitores.
A “sapiência” teológica do bispo vai se disseminando entre a Igreja Universal e a Rede Record. Na edição de 18 de julho de 2004, no jornal Folha Universal, um bispo destaca seu apoio ao aborto nos casos em que um bebê é anencefálico ou foi concebido em situação de estupro. Ele diz:
A posição da Igreja Universal é sempre a favor da qualidade de vida e do bem-estar das pessoas. Nós entendemos que há casos em que a interrupção da gravidez é a atitude certa a ser tomada”.[1]
E o Bispo licenciado Honorilton Gonçalves, 47 anos, vice-presidente e porta-voz de Macedo na Record deu a seguinte entrevista a VEJA:
Revista Veja: “Recentemente, a Record assumiu publicamente a posição pró-aborto — que coincide com a visão da Universal sobre o tema. Por que adotar essa posição?”
Bispo Gonçalves: “Foi uma orientação direta do senhor Edir Macedo, que nos pediu que conscientizássemos a sociedade da importância de a mulher poder decidir sobre o seu próprio destino”.
Fonte: Revista Veja
“Guias cegos! Coam um mosquito, mas engolem um camelo!” (Mateus 23:24)
Edir Macedo diz que a mulher tem a liberdade de escolha e que pode interferir em questões envolvendo seu próprio corpo. Sim, nada mais natural de que a pessoa humana tenha controle sobre sua vida! Esquece, porém que o feto que está sendo formado já não é mais propriedade sua, é um novo organismo, uma nova vida, um novo corpo, não é mais seu corpo. A vida que ela carrega não é propriedade sua, e a decisão insana de cometer um assassinato pelo aborto é um crime punível ao código penal e uma transgressão a lei de Deus. A palavra de Deus diz: "O homem não é senhor de seu sopro de vida, nem é capaz de o conservar. Ninguém tem poder sobre o dia de sua morte, nem faculdade de afastar esse combate (...)". - Eclesiastes, 8:8. Se a vida é um dom gratuito de Deus para nós, só Ele tem o direito de decidir sobre ela. O direito sobre o próprio corpo não justifica a liberalização de uma matança desenfreada de seres humanos inocentes.
A vida de um ser humano merece ser altamente respeitada e valorizada, desde a concepção até o seu natural declínio. A vida intra-uterina é a primeira fase do ser humano e Deus não faz distinção entre uma criança no ventre materno e a fase adulta. Basta ver o caso de João Batista, que ainda no seio de Isabel, ficou cheio do Espírito Santo e reconheceu a presença de Jesus em Maria (Lucas 1.44). O profeta Jeremias também diz a respeito da vida fetal: "Antes mesmo de te formar no ventre materno, eu te conheci; antes que saísses do seio, eu te consagrei (...)" ( Jeremias, 1:5).
O senhor Edir Macedo tem uma ótima formação acadêmica religiosa [2]:
- Bacharel em Teologia - Faculdade Evangélica de Teologia "Seminário Unido";
- Doutor em Teologia - Faculdade de Educação Teológica no Estado de São Paulo (FATEBOM);
- Doutor em Filosofia Cristã - Faculdade de Educação Teológica no Estado de São Paulo (FATEBOM);
- Doutor Honoris Causa em Divindade - Faculdade de Educação Teológica no Estado de São Paulo (FATEBOM);
- Mestre em Ciências Teológicas - Federación Evangélica Española de Entidades Religiosas - "F.E.E.D.E. R" (MADRID, ESPAÑA).
É de se espantar que um líder religioso com este gabarito teológico possa ensinar uma série de doutrinas heréticas, sobretudo a legalização do aborto. O líder da seita extrapolou em seus argumentos ao desvirtuar um texto sagrado para corroborar uma heresia. O mesmo Macedo se esquece da Lei de Deus, que diz: Não matarás. (Êxodo 20 – 13). [3]
Somente no mirabolante cérebro do Edir Macedo é que a passagem de Eclesiastes possa dar fundamento a prática do aborto e para isto distorce a mensagem bíblica o quanto for necessário para propagar a heresia. O “Bispo” deveria ler atentamente as Sagradas Escrituras e parar de cometer sandices e despautérios. Um texto interessante para Macedo ler é o seguinte: "Sim! Pois tu formaste os meus rins, tu me teceste no seio materno. Eu te celebro por tanto prodígio e me maravilho com tuas maravilhas! Conhecias até o fundo do meu ser: meus ossos não te foram escondidos quando eu era feito em segredo, tecido na terra mais profunda. Teus olhos viram o meu embrião. No teu livro estão todos inscritos os dias que foram fixados e cada um deles nele figura." (Salmo 138:13-16) “[4]
+Diácono Fillipe Baade, OASB
Diocese do Recife-Comunhão Anglicana
[1] Folha Universal, 18 de julho de 2004, pág. 8A.
[2] http://www.bispomacedo.com.br/biografia. jsp
[3] Bíblia Sagrada-Almeida Revista e Atualizada
[4] Bíblia de Jerusalém
[5] TAVOLARO, Douglas. O Bispo: a história revelada de Edir Macedo. São Paulo: Larousse do Brasil, 2007. p. 224